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Habilidades para alimenar uma criança

É necessário ter habilidades para comer? E para dar de comer?

Sim. São necessárias habilidades para comer. E começa desde a sucção do leite materno. Quando trago habilidades para alimentação penso em 3 habilidades importantes para a criança: A habilidade fisiológica, a cognitiva e a relação com o cuidador. A união das três de forma orgânica nos torna um comedor competente.

As habilidades fisiológicas ao comer, são as que aprendemos nos primeiros dois anos de vida, como sucção, engolir, sentir fome e saciedade, mastigar, sentir prazer ao comer. As habilidades cognitivas são as das crianças pedirem ou apontarem para a comida, de levar o talher até a boca; de descascar o alimento, de pegar o grão de feijão, de imitar como os outros comem. E a outra habilidade importante é a relação com o cuidador que tem a ver como o cuidador alimentará seu “serhumaninho” e que envolve emoções, diálogo, expressões corporais e verbais em volta da mesa.

E para dar de comer? Precisa de alguma habilidade?

Afirmativo. Alimentar um outro ser vai além de oferecer colheradas para a criança. Há um vínculo nesse exato momento que se constrói e se baseia na confiança e em todos os outros possíveis significados do comer que já abordamos no blog coruja – link aqui -. A confiança, o conforto e a segurança são habilidades exclusivas de quem vai dar a comida, seja a babá, a professora, avó e os pais. Imagina ir a um restaurante a lá carte e você pede um prato com X ingredientes e ao chegar o prato vem o ingrediente Z. Você vai questionar ao garçom o que aconteceu e resolver. No outro dia você volta e acontece a mesma coisa e no terceiro dia também. Você perde a confiança, não é? Pois é.  Agora imagina a criança que está recusando legumes e eles aparecem de forma bem “escondida” no feijão de todo dia. Será que a criança não vai perceber? O que pode acontecer se a criança perceber essa diferença de cor, cheiro, textura do seu feijão? Quebrar a confiança. E recusar o feijão. E os legumes escondidos.

Para sermos um comedor competente precisamos adquirir as habilidades citadas acima e os seguintes critérios:

1. a importância de se ter tempo para comer e apreciar o que se come;

2. a atitude positiva estabelecida sobre a alimentação e a comida;

3. o prazer em comer, privilegiando aquilo que gosta;

4. competências de regulação interna, ou seja, preste atenção às sensações de fome e saciedade para determinar o quanto comer.

Vamos juntos tornar essas habilidades em competências alimentares?