blog

O que é comer para você?

O que é comer para você? Por que você come? O que te falaram que é?

Parece tão óbvio, tão natural a resposta né! Já ouvi tantas e diversas respostas dessas perguntas. Muitos adultos, incluindo pais me falam que comer é colocar a comida na boca, mastigar e engolir. Este é um dos conceitos de comer e que está relacionado ao ato totalmente cognitivo (aprendido) do ser humano comer. Há outros conceitos relacionados ao ato de comer que vamos trazer para reflexão nesse assunto.

Comer é um ato individual, é único. Não confunda com “dar de comer”. Cada ser define como este alimento chegará até a boca.

Comer é sobrevivência. Sim, precisamos de energia dos alimentos para realizar atividades diárias.

Comer é mastigar e engolir. A função dos dentes, da língua, do esôfago é justamente para isso. Em caso de qualquer alteração ou inabilidade nestes órgãos o comer pode ser prejudicado.

Comer trás sensações (prazer ou desprazer). Aquele seu alimento preferido que libera os hormônios do prazer e também quando comemos algo que não te agrada muito.

Comer é absorver nutrientes. É começando pela boca que já absorvemos alguns nutrientes

Comer trás memórias. Quem nunca lembra daquela receita feita por uma pessoa querida.

Comer é aprendido. Pensa num bebê, logo na sua introdução alimentar, ele cospe, engole, engasga, tenta levar o alimento até a boca. Esse bebe está criando habilidades para um dia comer sozinho

Comer precisa de 27 músculos. Muita coisa né.

Comer traz sentimentos. Você já comeu por estar ansioso? Você comemora com alimentos?

Comer envolve cognição, sistema sensorial. A observação, o exemplo, a tentativa de levar a comida até a boca com seu braço é tudo aprendido. O sistema sensorial como tato, olfato, paladar, visão estão inteiramente ligados ao comer.

Comer é social. Você come com alguém ao seu lado?

Comer é cultural. Qualquer região, cidade, país pode te apresentar um sabor de pizza diferente, por exemplo.

Comer é político. As suas escolhas alimentares e o local que compra o alimento são atos políticos. Você compra mais da indústria ou da feirinha do bairro? Você consegue consumir mais orgânico ou não?

Comer é COMERmorar. Por um acaso já foi em um aniversário?

Todas essas possibilidades podem acontecer em um momento de refeição. Um único momento. A criança e ou bebê que está iniciando esse processo na vida dela pode ser educado toda essa abrangência do conceito comer. De forma leve e respeitosa.

A querida nutricionista Ellyn Satter em 2007 disse que

“Comer é mais do que jogar lenha na fogueira ou abastecer um carro. Comer é mais do que escolher um alimento e dar para uma criança. Comer e dar de comer reflete nossa atitude e relacionamento com nós mesmos, com os outros e com as nossas histórias. Comer tem relação com autorrespeito, nossa conexão com nossos corpos e compromisso com a vida”